Ligar ventilador e ar-condicionado juntos economiza energia? Veja dicas Monitore Tec 29/01/2024

Ligar ventilador e ar-condicionado juntos economiza energia? Veja dicas

#image_title

Utilizar um ventilador junto com um ar-condicionado é uma combinação que pode oferecer alguns benefícios. Enquanto o ar-condicionado substitui o calor do ambiente por ar frio, o ventilador encarrega-se de fazê-lo circular, o que pode refrigerar o cômodo por inteiro com maior rapidez. Mas, será que o funcionamento destes dois aparelhos em conjunto economiza ou gasta mais energia?

Mesmo com o compressor Inverter, sistemas de ar-condicionado são os eletrodomésticos voltados para climatização com maior consumo de energia. Por outro lado, ventiladores podem ser considerados mais econômicos. Confira a seguir, algumas perguntas comuns sobre usar os dois aparelhos em conjunto.

Usar ar-condicionado e ventilador juntos economiza energia? Saiba na matéria do TechTudo — Foto: Reprodução/Laura Storino
Usar ar-condicionado e ventilador juntos economiza energia? Saiba na matéria do TechTudo — Foto: Reprodução/Laura Storino

Como funciona o ventilador?

Ventiladores são aparelhos projetados para criar circulação de ar em um ambiente. Em sua maioria, são construídos com um motor que converte energia elétrica no movimento mecânico rotacional de pás ou hélices, com o objetivo de empurrar e puxar o ar ao seu redor. Este movimento cria um fluxo que é expelido para fora do ventilador, com velocidade determinada pela potência de cada modelo.

Existe uma variedade de tipos de ventiladores que apresentam finalidades e potências diferentes. Quanto menor o aparelho, mais localizada é a sua atuação. Consequentemente, quanto maior, mais abrangente é o seu alcance. Ventiladores de mesa, por exemplo, são compactos e adequados para ventilação pessoal em pequenos espaços. Já os modelos de teto podem ser responsáveis pela circulação de ar em um cômodo inteiro.

Ventilador de teto consegue circular o ar de um grande cômodo; saiba se o aparelho pode ser usado junto com o ar-condicionado — Foto: Reprodução/Mercado Livre
Ventilador de teto consegue circular o ar de um grande cômodo; saiba se o aparelho pode ser usado junto com o ar-condicionado — Foto: Reprodução/Mercado Livre

Como funciona o ar-condicionado?

O ar-condicionado opera por meio de um ciclo de refrigeração que envolve estreitamento, condensação, expansão e evaporação de um gás refrigerante. Em resumo, o aparelho usa seu sistema interno para sugar o ar do ambiente, para que este entre em contato com o gás refrigerante em estado líquido.

Em seguida, o ar, já refrigerado, é devolvido para o cômodo, o que força a queda de temperatura de forma gradativa. Ao contrário do que ocorre com ventiladores, os condicionadores só conseguem funcionar de forma eficiente em ambientes fechados.

Ar-condiconado serve para gelar o ambiente, enquanto o ventilador circula o ar — Foto: Freepik
Ar-condiconado serve para gelar o ambiente, enquanto o ventilador circula o ar — Foto: Freepik

Assim como ventiladores, existem diversos tipos de condicionadores de ar, com potências e usos diferentes. As particularidades giram em torno da instalação, design e principalmente a tecnologia que cada modelo pode entregar. Por exemplo, condicionadores de ar do tipo janela são construídos em peça única e usados para resfriar apenas um cômodo.

Já os modelos split contam, na maioria das vezes, com uma potência mais elevada e utilizam um sistema dividido em duas unidades: uma externa e outra interna. Há ainda o ar-condicionado central, que usa um duto de ar para refrigerar grandes áreas.

Usar os dois eletrodomésticos juntos gasta menos energia?

Unir o uso do ar-condicionado com o ventilador é uma das principais formas de economizar energia na refrigeração de ambientes, por incrível que possa parecer. A ideia por trás da combinação está relacionada à forma como esses dois aparelhos podem trabalhar em conjunto para otimizar a eficiência do sistema de climatização.

Além de o ventilador reduzir a sensação térmicano ambiente, alguns modelos auxiliam muito na circulação do ar frio gerado pelo condicionador. Assim, o número de pontos quentes no ambiente diminui, o que faz com que o ar-condicionado não precise trabalhar tanto para manter a temperatura uniforme. O conforto térmico gerado por esta combinação possibilita que usuários aumentem em até 4ºC a temperatura habitual do ar-condicionado, economizando energia.

Qual é o melhor modelo de ar-condicionado e de ventilador para usar na combinação?

No que diz respeito ao modelo de ar-condicionado, é sempre recomendável usar modelos com compressor inverter. Estes aparelhos são capazes de manter uma temperatura mais constante no ambiente, já que evitam constantes ciclos de liga e desliga. Isto é benéfico ao combinar com um ventilador, pois fornece uma sensação adicional de resfriamento. Além disso, o usuário pode ajustar a temperatura do condicionador para um nível mais alto, ou seja, com menor gasto energético.

Ar-condicionado Split Inverter é um dos mais eficientes para se usar junto com o ventilador — Foto: Divulgação/Gree
Ar-condicionado Split Inverter é um dos mais eficientes para se usar junto com o ventilador — Foto: Divulgação/Gree

O ventilador de teto, por sua vez, é o modelo mais indicado para esta combinação, uma vez que quase sempre o aparelho é instalado no centro do cômodo. Assim, o ar circula de maneira mais uniforme do que em outros modelos, algo especialmente útil em espaços maiores, onde o ar-condicionado pode ter dificuldade em atingir todos os cantos.

Ventilador de Teto ajuda a refrigerar todos os cantos de um cômodo com ar-condicionado — Foto: Reprodução/Amazon
Ventilador de Teto ajuda a refrigerar todos os cantos de um cômodo com ar-condicionado — Foto: Reprodução/Amazon

Liga o o ventilador de teto no modo exaustão é uma dica adicional para combinar o funcionamento dos dois aparelhos. Diferente do modo ventilação, que empurra o ar para baixo, o modo exaustão puxa o ar para o teto. Isto pode ser benéfico no uso em conjunto com o ar-condicionado, uma vez que o ar frio tende a descer.

Qual é a economia gerada?

Acredita-se que o conforto térmico gerado pelo o uso dos dois aparelhos em conjunto é suficiente para calibrar o termostato do ar-condicionado até 4ºC acima do que o usuário está acostumado a usar. Desta forma, a união pode gerar até 20% de economia de energia na conta de luz.

Contudo, é preciso deixar claro que estes dados não são baseados em resultados de testes com amplitude científica. Vale ressaltar também que, no mercado, existem muitos modelos de aparelhos que possuem tecnologias próprias que refletem na consumação.

Desvantagens de ligar os dois aparelhos juntos

Apesar de a estratégia trazer benefícios, é preciso estar atento ao termostato do ar-condicionado. Dependendo das configurações, ligar o ar-condicionado com o ventilador pode aumentar o consumo total de energia. Caso o condicionador esteja ajustado para uma temperatura mais baixa que o necessário, a eficiência energética pode ser reduzida.

Além disso, é preciso ficar atento ao usar os dois aparelhos funcionando juntos durante a noite, período em que a temperatura tende a baixar. Caso o usuário não programe o ar-condicionado para o modo sono, o cômodo pode ficar desnecessariamente gelado, algo que pode causar até mesmo problemas de saúde ao usuário.

🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?