Galaxy Buds FE vale a pena? Testamos o fone Bluetooth ‘baratinho’ da Samsung Monitore Tec 20/01/2024

Galaxy Buds FE vale a pena? Testamos o fone Bluetooth ‘baratinho’ da Samsung

#image_title

Além do valor mais convidativo, o Buds FE tem recursos de destaque como o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC), modo Som Ambiente, três microfones e bateria que dura até 30 horas com o estojo de carregamento. Testei o produto por dez dias e, no geral, tive uma ótima experiência. Confira mais detalhes do review a seguir.

[Unboxing] Galaxy Buds FE: conheça o novo fone de ouvido da Samsung

[Unboxing] Galaxy Buds FE: conheça o novo fone de ouvido da Samsung

📝 Fone de ouvido conecta, mas não sai som? Veja o que fazer no Fórum TechTudo

O Galaxy Buds FE é um fone sem fio com design intra-auricular. O formato é arredondado com uma ponta no final. O aparelho está disponível em duas cores: branco e grafite. Na primeira opção, a case também é toda branca. Já na segunda, a parte externa é branca, com o interior na mesma coloração do fone.

Eu me adaptei bem a ponteira que já veio no produto, sem problemas com encaixe, mas a Samsung também oferece outras duas opções na caixa para quem precisar de uma adaptação. O dispositivo também acompanha uma proteção de silicone que cobre o contorno externo do fone, o que pode ajudar na hora do uso.

De forma geral, usei o fone no dia a dia e para fazer atividades físicas e não tive nenhum problema. Ele permaneceu bem encaixado no ouvido e não escapou, nem com o movimento, nem com algum toque acidental.

Galaxy Buds FE tem design ergonômico — Foto: Gisele Barros/TechTudo
Galaxy Buds FE tem design ergonômico — Foto: Gisele Barros/TechTudo

O fone Galaxy Buds FE tem uma combinação bastante satisfatória de médios, agudos e graves. O cancelamento ativo de ruído ajuda muito a melhorar a experiência do usuário, sem a necessidade aumentar demais o volume para aproveitar uma música ou podcast, mesmo no transporte público.

No aplicativo Galaxy Wearable, onde é possível ajustar as principais configurações do fone, há a opção reforçar mais os sons graves, agudos, suaves, entre outros. No geral, não vi necessidade de fazer esse tipo de ajuste para um uso básico no dia a dia, mas o recurso pode fazer diferença para quem é mais exigente com a qualidade do som.

Nesse fone, o cancelamento de ruído não vai impedir que você ouça absolutamente todos os sons externos, mas o recurso garante bastante conforto e menos interferências no som, principalmente quando o barulho está mais distante.

No metrô, por exemplo, eu senti que ele anulou praticamente todo o barulho da condução, mas ainda foi possível ouvir ao fundo algum ruído dos trilhos, bem suave. Para conversas, o isolamento é praticamente perfeito. Usei muitas vezes em casa, mesmo sem nada tocando, apenas para isolar algum bate-papo entre vizinhos ou o barulho da TV ligada em outro cômodo.

O Buds FE também oferece o recurso de som ambiente, que permite que o usuário ouça alguns barulhos externos ao redor e fique consciente do que está acontecendo. O recurso é útil, mas, na minha opinião, bastante artificial. Em locais muito movimentados, o som ao ambiente parecia mais alto do que o natural. Na minha experiência, foi melhor simplesmente desligar o cancelamento de ruído quando o objetivo era acompanhar barulhos próximos a mim.

Galaxy Buds FE tem cancelamento ativo de ruído — Foto: Divulgação/Samsung
Galaxy Buds FE tem cancelamento ativo de ruído — Foto: Divulgação/Samsung

O Galaxy Buds FE promete uma bateria com duração de até 30 horas com o cancelamento ativo de ruído desligado quando o dispositivo está totalmente carregado, incluindo o uso do estojo de carregamento. Com o cancelamento ativo de ruído ligado, a estimativa é de 21 horas. Para uso contínuo, o fone dura pouco mais de 8 horas. Usando o fone por uma média de 40 minutos por dia, eu apenas conectei o carregador na case do produto uma semana depois, mesclando o uso com cancelamento de ruído e sem.

No aplicativo, é possível conferir todas as informações sobre a bateria, ótimo para acompanhar a hora certa de levar o carregador na bolsa e não ser pego de surpresa Importante dizer que o produto acompanha apenas o fio, sem o carregador. Eu usei o do celular, que possui carregamento rápido. O dispositivo demorou cerca de duas horas para chegar nos 100%.

Bateria do Galaxy Buds FE pode durar até 30 horas, incluindo carga da case do fone — Foto: Gisele Barros/TechTudo
Bateria do Galaxy Buds FE pode durar até 30 horas, incluindo carga da case do fone — Foto: Gisele Barros/TechTudo

A conectividade do Galaxy Buds FE é um ponto forte para quem já tem outros produtos da Samsung. O celular reconhece o fone sem a necessidade de ligar o bluetooth antes e a troca de pareamento com outros aparelhos é muito fluida. Caso você esteja com o produto conectado no tablet e receba uma ligação no celular, pode fazer a troca sem muitos cliques com o recurso Auto Switch.

Outro recurso interessante é a possibilidade de usar a localização de seus fones de ouvido para rastreá-los. Além disso, é possível incluir informações de contato no dispositivo que serão compartilhadas caso ele seja encontrado pelo telefone de outra pessoa, juntamente com uma mensagem de “Estou perdido”.

Importante destacar que o produto funciona em celulares iPhone (iOS), mas de forma limitada. O usuário do celular da Apple não terá acesso ao aplicativo Galaxy Wearable, onde é possível fazer as personalizações do acessório.

Galaxy Buds FE pode ser controlado por aplicativo em celulares Samsung — Foto: Gisele Barros/TechTudo
Galaxy Buds FE pode ser controlado por aplicativo em celulares Samsung — Foto: Gisele Barros/TechTudo

Galaxy Buds FE

custo-benefício

Galaxy Buds FE — Preto

Todas as ofertas de Galaxy Buds FE — Preto

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

custo-benefício

Galaxy Buds FE — Preto

R$ 393,25

IR À LOJA

custo-benefício

Galaxy Buds FE — Preto

R$ 698

IR À LOJA