Os robôs de entrega, também conhecidos como robôs de delivery, são dispositivos automatizados projetados para entregar itens de forma autônoma, como alimentos, compras e até mesmo correspondências. Apesar de parecerem ter saído de um filme futurista, e de estarem pouco presentes no Brasil, os dispositivos já são uma realidade em alguns países, graças aos avanços na robótica, rastreamento GPS, automação e navegação.
Uma das empresas que ocupa o posto de referência no mercado de entregas automatizadas é a Starship Technologies. Com sede em San Francisco, nos Estados Unidos, e instalações de engenharia na Estônia, a companhia viu o seu serviço ter um aumento de demanda durante os primeiros anos da pandemia da Covid-19, período no qual o isolamento social foi amplamente recomendado por diversas organizações de saúde ao redor do mundo. Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre os robôs de delivery.
🔎 Vídeo mostra robôs com chip da OpenAI trabalhando e impressiona; veja
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Robôs de delivery da Starship Technologies ocupam o posto de referência no segmento — Foto: Reprodução/Robot Report
📝 Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Veja no Fórum TechTudo
O que é um robô de entrega?
Um robô de entrega é uma máquina independente projetada para transportar e entregar cargas de forma automatizada. Estes dispositivos são frequentemente usados para realizar entregas de comida, compras, correspondências e outros itens, principalmente em ambientes urbanos e suburbanos.
Os veículos são equipados com sensores, câmeras e sistemas de navegação, que lhes permitem mover-se de forma segura pelas ruas, calçadas e outras áreas públicas. Com isso, é possível evitar obstáculos e até interagir com o ambiente ao seu redor.
Robô de entrega é um tipo de um equipamento projetado para transportar e entregar cargas de forma automatizada — Foto: Reprodução/Robot Guide
Como funciona um robô de entrega?
Os robôs da Starship Technologies, por exemplo, podem transportar cargas com até 9 kg a uma velocidade de 6,4 km/h. Para realizar uma navegação precisa e segura, eles estão equipados com dez câmeras para visão de 360 graus, vários sensores ultrassônicos, navegação GPS, unidades de medição, giroscópios entre outros. Além disso, as máquinas pesam cerca de 25 kg, com um custo de mais de US$ 5.000 para serem produzidas — algo em torno de R$ 24.750, na cotação atual.
Como funciona a navegação?
A entrega automatizada do robô de delivery ocorre após serem absorvidas informações coletadas no software, como o ponto de coleta e de destino de determinada mercadoria. Diferentemente do que acontece com empresas que usam entregadores humanos, companhias como a Starship precisam ter outras preocupações quando utilizam seus robôs delivery.
A automação da entrega requer que o equipamento seja capaz de calcular instantaneamente uma rota com base na distância mais curta e em imagens de satélite. Além disso, os robôs de delivery têm de levar em consideração obstáculos no trajeto, como cruzamentos e calçadas. Com todas estas informações, o equipamento torna-se capaz de determinar a melhor rota para a entrega.
Alguém controla o robô de entrega?
Os robôs de delivery montam uma memória colaborativa de rotas, com o objetivo de criar uma navegação autônoma cada vez mais precisa. Assim, os dispositivos criam um mapa de características constantes, como edifícios, cruzamentos, estátuas e caminhos úteis. Isto garante que as viagens futuras pela área sejam mais rápidas e assertivas.
Contudo, ainda assim é necessário que operadores humanos estejam prontos caso exista algum obstáculo inesperado na viagem, como um meio fio particularmente grande. Nestes casos, os robôs devem ser auxiliados remotamente pelo funcionário, a fim de que uma solução seja encontrada. Mesmo com todos os dados coletados e a assistência humana, alguns imprevistos ainda podem ocorrer durante as viagens.
A Amazon também tem o seu robô de delivery?
A Amazon anunciou em 2019 testes para colocar em funcionamento o seu próprio robô de delivery. No entanto, em 2022, a empresa comunicou que encerrou os testes de campo para a máquina experimental.
Batizado de Scout, o robô de delivery da Amazon apresentava seis rodas e dimensões compactas, com um design semelhante a um cooler de bebidas. O equipamento também havia sido projetado para circular em calçadas e levar os produtos no seu interior, protegendo os itens de roubos e acidentes. Com o empreendimento, a empresa esperava que os robôs substituíssem, no futuro, os seus entregadores.
Amazon Scout poderia levar entregas até o endereço do comprador de forma autônoma — Foto: Divulgação/Amazon
Robôs de delivery no Brasil
Os robôs de delivery também estão presentes em território nacional. Talvez o mais impressionante deles seja a ADA, o robô autônomo do iFood. De acordo com a empresa, este foi o primeiro dispositivo do mundo a chamar o elevador sozinho para realizar entregas. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a empresa Synkar, primeira startup de entrega autônoma do Brasil.
Entregadores fazem a conexão entre os robôs durante os processos de encomenda — Foto: Divulgação/iFood
🎥 Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça
Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça