Climatizador e ar-condicionado são dois eletrodomésticos voltados para auxiliar no conforto térmico. Em um cenário com temperaturas elevadas e uso constante, é fundamental saber quais são as características de cada um deles e, principalmente, qual gasta mais energia durante o uso. Para isso, deve-se levar em consideração a relação de gasto e potência de cada tipo de aparelho.
Climatizadores trabalham para amenizar a temperatura de um ambiente, além de melhorar qualidade, umidade e circulação do ar. Sistemas de ar-condicionado, por sua vez, retiram o calor do ambiente e o substituem por um ar refrigerado, que altera, assim, a temperatura do local. Confira, a seguir, as principais características de cada tipo de aparelho e qual deles gasta mais energia.
🔎 Qual é o ar-condicionado de 12.000 BTUs mais econômico? Dez modelos
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Ar-condicionado que gasta pouca energia? Veja dicas e opções no Fórum do TechTudo
O que é um ar-condicionado?
Um ar-condicionado é um aparelho projetado para controlar a temperatura, a umidade e a circulação do ar em um ambiente fechado. O dispositivo é comumente utilizado para criar condições mais confortáveis em espaços internos, especialmente em edifícios residenciais, comerciais e industriais.
Os sistemas removem o calor do interior do ambiente e transferem para o exterior, utilizando um ciclo de refrigeração – que falaremos mais para frente. Existem diferentes tipos de aparelhos, incluindo os modelos de janela, split, cassete, central e portátil, cada um com suas próprias características e aplicações específicas.